Dissertações
Turma 2021
PRESERVAÇÃO DA ÁGUA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O TEMA. Autor: Anderson de Melo Splendore
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Autor: Bruno Douglas Moreno Gomes
ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA PESSOAS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO): INCLUINDO AMBIENTALMENTE AUTISTAS IMERSAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL/EDUCAÇÃO INFANTIL. Autora: Claudia da Silva Cardoso
UTILIZAÇÃO DE GUIA DIDÁTICO COM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA NO DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS HÍDRICOS URBANOS. Autora: Helaine de Oliveira Menezes
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS MORCEGOS E AS FAKE NEWS. Autora: Nilcilene Aparecida de Oliveira Daczkowski
Turma 2020
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, NO SUL DO BRASIL, SOBRE MORCEGOS. Autora: Cláudia Cavalcante
UMA ABORDAGEM DE PROBLEMAS AMBIENTAIS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Fernanda Braz de Lima
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Kethelin Borges Machado
MEIO AMBIENTE, SURDIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL: CRIAÇÃO DE SIANIS EM LIBRAS VINCULADOS AO TEMA DA ARBORIZAÇÃO - GOIOERÊ-PR. Autora: Sherley José Donaris Colombani Macedo
Turma 2019
SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O DESPERDÍCIO DA ÁGUA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZANDO A MATEMÁTICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Autora: Angela Claudia Bizetti Sagava
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AMBIENTE E AÇÃO ANTRÓPICA NAS AULAS DE ARTE. Autora: Cláudia Milene Posso Moreno
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo sobre ciências ambientais e qualidade de vida. Autor: Fernando Aparecido de Carvalho
IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA: uma proposta educacional em uma escola estadual. Autora: Laucimar do Carmo dos Santos
O ESTUDO DA PRODUÇÃO ENERGÉTICA: Educação ambiental por meio do construcionismo. Autor: Luís Henrique Pupo Maron
ANIMAIS PEÇONHENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um quiz interativo para o Ensino Médio. Autora: Maria Neide de Oliveira Caramanico
IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES PARA PROTEÇÃO DAS NASCENTES: uma proposta educacional para o terceiro ano do Ensino Fundamental. Autora: Marilice Luzia Rodrigues
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a importância do lúdico nas práticas pedagógicas. Autora: Solange Aparecida Beletato Carbone
Turma 2018
RESÍDUOS SÓLIDOS RECEBIDOS EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO: uma proposta de educação socioambiental para sensibilização da população. Autor: Antonio Éverson Soares Nairne
ARBORIZAÇÃO URBANA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE ESPECIAL. Autora: Aparecida Alves dos Santos Lustosa
GUIA DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: uma reflexão socioambiental através da análise do tema “Consumo Sustentável”. Autora: Hellen Priscila Paiva Kuchake
SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM TRILHAS INTERPRETATIVAS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM AMBIENTE NÃO FORMAL DE ENSINO. Autora: Maísa Jordana de Azevedo Kaust
RELATO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO EM UM COLÉGIO NO NOROESTE DO PARANÁ. Autor: Renan Henrique Casarim de Albuquerque
OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA. Autor: Ricardo dos Santos Piveta
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE MORCEGOS E A PROPOSIÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Autor: Rômulo Mateus Duarte
RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS E O ENSINO TRANSVERSAL DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS ANOS INICIAS: DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DIDÁTICA. Autora: Sabrina Thais Vieira Senkowski
COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um estudo sobre a sensibilização de alunos do quinto ano do ensino fundamental. Autora: Solimara Aparecida Tertuliano
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESENVOLVIMENTO DE UMA HORTA. Autora: Tânia Faria Henrique
Turma 2017
IMPACTOS AMBIENTAIS DO EUCALIPTO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ. Autor: Anderson de Vechi
ALFABETIZAÇÃO VISUAL E AMBIENTAL: Proposta para o despertar de um olhar reflexivo sobre a problemática do lixo em Goioerê no Noroeste do Paraná. Autora: Aniele Calis Almeida
ANÁLISE DO PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ - PARANÁ: proposta de um manual informativo sobre arborização urbana para educação ambiental. Autora: Andrea Magnani Ribeiro
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Autora: Cristina Machado Ruiz
HORTA SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Elizângela dos Santos Oliveira Magerski
ELABORAÇÃO DE GUIA DE ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PLANO MUNICIPAL SIMPLIFICADO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO. Autora: Juliana Elisabete Correia
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA: SE-PA-RE O LIXO: RECICLE SUAS IDEIAS DO MUNICÍPIO DE MARILUZ/PR, BRASIL. Autora: Rosemeire Basaglia
ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTERSECÇÃO POSSÍVEL. Autora: Suelen de Gaspi
Turma 2016
A UTILIZAÇÃO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS. Autora: Ana Paula Aparecida Baxuk dos Santos
A QUALIDADE DA ÁGUA NO CONTEXTO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE: A PERCEPÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES AGROINDUSTRIAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA TEBAS-PR. Autora: Aline Loise Martins
DESAFIOS PARA A FORMALIZAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE JANIÓPOLIS – PR NUMA PERSPECTIVA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Autora: Luana Karoline Pereira
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E COLETA SELETIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autor: Márcio Aparecido Pinto
RIBEIRÃO DA JACUTINGA, MARILUZ, PARANÁ, BRASIL: BASES PARA RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIARES. Autora: Maria Aparecida de Almeida Trevisan
ÓLEO COMESTÍVEL USADO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: EXPERIÊNCIAS COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Pollyanna Santos Gimenes
AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Autora: Rosinei Rodrigues
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NASCENTES URBANAS: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Autora: Vânia Negri Sakata